CINCO ESCRITORES AFRICANOS QUE REVOLUCIONARAM O JEITO DE ENSINAR

11:22 0 Comments


A Lei 10.639/03 , que torna obrigatória o ensino de cultura africana nas salas de aula das escolas brasileiras , já vem mudando o jeito com que os alunos enxergam a África . 
Para Tânia Macedo, do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo, a inclusão de nomes africanos nas aulas de Língua Portuguesa contribui para desmistificar muito do que o senso comum pensa sobre a África. “É um jeito de entender uma versão que não conhecemos. Muita gente imagina que a África é um país, onde todo mundo é igual e todos vivem em tribos. Quando leem que há árabes por lá ou percebem, por meio das narrativas, como os africanos são diferentes entre si se surpreendem”, explica.
Esse continente tão importante na história do nosso país é a fonte de muitos hábitos culturais que temos por aqui . Em artigo publicado na revista Ecos, a especialista em literatura Renata Beatriz Brandespin Rolon defende que ao apresentar autores africanos de Língua Portuguesa, a escola media e estabelece diálogos com outras literaturas e contribui para a quebra de preconceitos.
Clicando nas fotos abaixo , você irá conhecer mais sobre 5 escritores africanos que mudaram o jeito de dar aula no Brasil . 

AVISO : Clicando nas fotos você sairá do nosso site e será redirecionado para o link do blog Gente Que Educa .
MIA COUTO
Primeiro Africano a ganhar o prêmio União das Literaturas Românticas . 

Pepetela
Vencedor do prêmio Camões 

Ondjak
Venceu o prêmio Jabuti na categoria juvenil


                                         
                                                                       Nadime Gordiner 

                                                      
Naguib Mahfouz
Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1988. 


                                   

0 comentários: